Urticária: Identifique, Entenda E Saiba Como Tratar

Urticária. Mesmo que você não esteja familiarizado com todos os detalhes desta condição, é provável que, ao ouvir o nome, associe imediatamente a coceira e desconforto, não é verdade?

E isso não é por acaso. Essa irritação cutânea é caracterizada por lesões que se assemelham a vergões – avermelhados e levemente inchados – e que provocam coceira intensa. Conforme se formam na pele, em qualquer parte do corpo, criam placas salientes de grande aspecto.

O Que Acontece no Corpo para o Surgimento da Urticária?

A urticária é uma resposta à liberação de substâncias, como a histamina, que age na pele e nos vasos sanguíneos, causando inchaço e vermelhidão.

As causas para isso, no entanto, são diversas e não se limitam a reações alérgicas, embora sejam o desencadeante mais comum.

Principais Tipos de Urticária

Devido à variedade de possibilidades, é fundamental contar com o acompanhamento de um especialista para entender a causa específica de cada paciente e direcionar o melhor tratamento.

Alguns tipos da irritação vêm e vão em episódios eventuais, enquanto outros são mais persistentes. Saiba mais detalhes sobre os principais:

Urticária Aguda

Sua identificação é a mais simples porque geralmente se manifesta devido à hipersensibilidade a determinada substância que entra em contato com a pele, como picadas de insetos, alimentos ou medicamentos.

Os sintomas desaparecem após algumas semanas do início do tratamento.

Urticária Crônica

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), ela afeta até 5% dos adultos e 1,4% das crianças no mundo. Neste tipo, os sintomas podem surgir quase que diariamente (ou até mesmo todos os dias) e chegam a durar mais de seis semanas, mas pode persistir por meses ou anos.

A urticária crônica se divide em duas subcategorias:

Urticária Induzida

É desencadeada por fatores específicos, como o frio, calor, água (aquagênica), atrito ou pressão na pele e o aumento da temperatura corporal (colinérgica).

Urticária Espontânea

As lesões surgem sem motivos que as expliquem. Ou seja, não têm relação com nenhum estímulo externo e também não são emocionais nem uma reação alérgica.

Como Tratar a Urticária

A urticária é um exemplo do quanto tratar a causa, e não apenas o problema, é de grande importância. Dessa forma, o tratamento deve ser individualizado.

Alguns procedimentos que podem fazer parte dele incluem o uso de medicamentos anti-histamínicos que bloqueiam a ação da histamina. Além disso, para os casos em que os desencadeantes são conhecidos, evitá-los é a primeira medida de prevenção.

Dr. Tuto Schirr

CRM 34338 – PR

Facebook
Twitter
LinkedIn
SOBRE O AUTOR
Dr. Tuto Schirr

Dr. Tuto Schirr Alergista Adulto e Crianças em Pato Branco

MAIS VISTOS