O que é rinite crônica?
A rinite crônica é uma condição comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. É quando o nariz fica sempre irritado e inchado por muito tempo. Isso porque a parte interna do nariz, chamada de mucosa nasal, está sempre inflamada. Isso causa problemas como nariz entupido, espirros, coriza e dificuldade para respirar pelo nariz.
Ao contrário da sinusite crônica que afeta principalmente os seios nasais, que são espaços cheios de ar ao redor do nariz. Os sintomas principais incluem dor no rosto ou sensação de pressão, nariz entupido, muco espesso no nariz e tosse. Pode ser causada por infecções bacterianas ou fúngicas persistentes nos seios nasais, alergias ou problemas estruturais no nariz.
Qual a diferença entre a rinite alérgica e crônica?
A diferença entre rinite alérgica e crônica é que a rinite alérgica é causada por aerolaergenos, e os sintomas podem aparecer em certas épocas do ano ou semanalmente. Já a rinite crônica acontece quando o nariz fica sempre irritado e inchado, causando congestionamento, coriza e espirros, e os sintomas podem durar o ano todo.
O que causa a rinite crônica?
A rinite crônica pode ser causada por várias razões. Uma das causas mais comuns é a presença de alergias a substâncias como pólen, poeira, ácaros, pelos de animais ou mofo. Esses alérgenos podem desencadear uma resposta inflamatória no revestimento interno do nariz, levando à rinite crônica.
Além das alergias, irritantes ambientais como fumaça de cigarro, poluição do ar, produtos químicos e odores fortes também podem desencadear e piorar a rinite crônica.
Quais os sintomas da rinite crônica?
Embora os sintomas principais estejam localizados nas vias respiratórias superiores, como nariz entupido, coriza e espirros, esses sintomas podem desencadear uma série de efeitos em outras áreas do corpo.
Por exemplo, a congestão nasal persistente pode causar dores de cabeça e pressão facial, enquanto a coceira no nariz, garganta e olhos pode resultar em desconforto generalizado. Além disso, a dificuldade em respirar pelo nariz pode levar à respiração pela boca, ocasionando boca seca e possivelmente problemas dentários a longo prazo.
Em alguns casos, a rinite crônica não tratada também pode contribuir para o desenvolvimento de outras condições, como sinusite crônica, infecções do ouvido médio e distúrbios do sono, devido à dificuldade em respirar durante a noite. Portanto, enquanto os sintomas primários da rinite crônica se concentram nas vias respiratórias superiores, eles podem ter impactos secundários em várias partes do corpo, afetando o bem-estar geral do indivíduo.
Amenizar os sintomas da rinite crônica é possível com a abordagem correta, que pode incluir tratamento cirúrgico da rinite crônica em casos selecionados, além de medicação e mudanças no estilo de vida. Os melhores alergistas recomendam tratamentos que visam controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, sejam adultos ou crianças.
Existe cura para a rinite?
Não podemos dizer que há cura, porém existe a VAXINA DA ALERGIA (imunoterapia alérgeno-específica) que através da investigação do alergeno causador, elabora a vacina específica e assim os sintomas diminuem muito ou até mesmo ocorre a remissão desses sintomas, isso depende da imunidade de cada pessoa.
Se você gostou desse artigo, não deixe de nos seguir no Instagram para mais informações e dicas úteis sobre saúde respiratória! Nosso perfil está repleto de conteúdos relevantes para ajudar você a entender melhor essa condição e encontrar maneiras de lidar com ela de forma adequada.
Dr. Tuto Schirr pode oferecer orientação especializada para tratar a rinite crônica de forma eficaz, garantindo que você receba o cuidado adequado para seus sintomas.