A dermatite é caracterizada pela inflamação da pele e a presença de coceira, descamação, vermelhidão (eczema) e até mesmo bolhas.
O problema pode surgir em qualquer parte do corpo e possui causas diversas, que vão desde reações alérgicas a tecidos e substâncias, até a efeitos colaterais de medicamentos e ressecamento acentuado da pele.
Dermatite em crianças e adultos: tem diferença?
Os eczemas podem atingir pessoas de qualquer faixa etária, no entanto, há algumas diferenças de manifestação em adultos e em crianças.
Onde as lesões aparecem
- Nos bebês, geralmente no rosto, principalmente nas bochechas, nas dobras e atrás dos joelhos. Nas crianças e adolescentes, a maior prevalência de irritações ocorre nas dobras dos braços e pernas e um pouco abaixo do bumbum.
- Já os adultos são mais afetados em regiões como as mãos e os pés, mas as localizações variam conforme a causa.
Sintomas
Os sintomas são os mesmos, independente da idade, a diferença é que as crianças tendem a ter episódios que vão e voltam, enquanto que os adultos apresentam mais recorrência e um tempo maior de duração das crises.
Tratamentos
A dermatite não tem cura, mas tem controle. Seja em crianças ou adultos, a BASE é usar hidratantes sem cheiros e, caso seja necessário, medicamentos de uso tópico ou oral. A escolha do método mais adequado e seguro para cada idade leva em conta diversos fatores, que precisam ser analisados por um especialista, como Dr. Tuto Schirr.
Tipos de dermatites
Depende da causa.
Dermatite atópica
A dermatite atópica é crônica, inflamatória e está bastante relacionada às doenças alérgicas, como rinite, asma e a alimentos. Um dos fatores apontados como causadores estão a genética e disfunção do sistema imunológico, mas também podem ser atribuídos ao estresse, alergia a ácaros, pele seca e exposição a corantes.
Dermatite de contato
A dermatite de contato é a inflamação causada pelo contato direto com alguma substância não tolerada pelo organismo. Alguns exemplos são: bijuterias (níquel); esmaltes, cosméticos, tintas de cabelo e produtos de limpeza.
Dermatite herpetiforme
A dermatite herpetiforme está relacionada à intolerância ao glúten e pode ser confundida com outras alergias devido aos sintomas, sobretudo, a coceira intensa (além dela, também há a presença de lesões avermelhadas e inchadas no couro cabeludo, cotovelos, glúteo e joelhos; e bolinhas vermelhas e de água agrupadas).
Diagnóstico e prevenção são essenciais
A melhor forma de lidar com a dermatite, independente do tipo, é IDENTIFICAR A CAUSA para que haja não somente tratamento, mas também a possibilidade de evitar os agentes causadores das crises, reduzindo os episódios para não comprometer a qualidade de vida.
Para isso, consulte o especialista, é ele quem vai poder determinar as melhores alternativas para você e/ou seus filhos.
Dr. Tuto Schirr, CRM 34338 – PR, é um especialista em dermatite e pode fornecer orientação especializada para cuidados com a pele e tratamento da dermatite.